24/09/2007

Exercício de física...

Antes de tudo, parabéns Carou!!! A minha vida com certeza mudou bastante quando tropeçou na sua... graaaande amiga... um abraço!

enfim... é isso aí mesmo... exercitemos o lado esquerdo do cérebro, cansei de figuras de linguagem:

alguém sai (de carro) a 72km/hr de Belo Horizonte até o aeroporto de Confins, para viajar para a Europa
Ao mesmo tempo, uma ficha (metafórica) de plástico inicia uma queda livre a uma distância de 15000 km da superfície da minha cabeça.

Considere que a pessoa sai de viagem no momento em que chega ao aeroporto

desconsidere qualquer resistência do ar... se quiser criar alguma com k>0 pode... mas não há necessidade
considere a distância BH-Confins = 30km
considere g=10m/s.s

A ficha cai antes da partida desta pessoa?

pra quem não usa muito o raciocínio logiconumérico ou não o usa a muito tempo e aidna assim não usou bem o raciocínio de interpretação para chegar a resposta use essas fórmulas

fórmula do movimento retilínio uniforme (o do carro)
d=vt (distância = velocidade . tempo)

fórmula do movimento retilínio uniformemente variado (o da ficha)
d=Vo.t +at.t/2 (distância = Vel. inicial [zero...] x tempo + aceleração [aquela g por favor] x tempo ao quadrado dividido por 2)

agora é ver qual tempo é maior... mais que isso só te dando a resposta...

Fim

Um comentário:

gzocrato disse...

Ta original. MAs mesmo assim odiei. So vc pra me fazer pensar em marinao do outro lado do mundo! A proposito, me de a resposta q de jeito nenhum eu vou calcular essa porcaria. E nao minha intuicao, a ficha NAO cai antes dela chegar.

Abraco